top of page

Feriado prolongado na China pode impactar ações de exportação e importação no Brasil

De 1º a 7 de outubro, comércio, escolas e demais ramos de serviços e fabricação de produtos, fecham suas portas para a comemoração da fundação do país


A Golden Week ou Semana Dourada é um período considerado feriado nacional na China, onde acontecem comemorações durante os dias 1º e 7 de outubro, para celebrar a fundação da República Popular da China. Durante os dias citados, lojas, empresas, escolas e demais ramos de serviços, vendas e fabricação de produtos, fecham suas portas.


A primeira Golden Week foi criada pelo governo chinês em outubro de 1999 para comemorar a fundação da República Popular da China com o objetivo de expandir o turismo doméstico, permitindo reuniões familiares de longa distância e melhorando o padrão de vida nacional.


Além das festividades, que marcam toda a China, o período é marcado no Comércio internacional por cancelamento e atraso de viagens (marítimas e aéreas) e parte de companhias de transporte, responsáveis por fretes marítimo e aéreo. Os impactos logísticos para envio e recebimento de carga acontecem não somente durante a Semana Dourada, mas também aos dias que antecedem e procedem o período.


A especialista em comércio exterior e logística, Cristiane Fais, fala sobre o período e as principais recomendações para empresas que trabalham com comércio internacional: “Recomendamos adiantar ou atrasar seus embarques e movimentações neste período. É fundamental avaliar os riscos e as oportunidades e criar um planejamento logístico para evitar prejuízos, atrasos e perdas”, comenta a especialista.


Cristiane comenta em detalhes como funciona as suspensões das operações: “Os serviços marítimos da Ásia para a costa brasileira terão omissão de saída da origem durante a semana de feriado. Já no modal aéreo, toda a operação será paralisada, mas as cargas já liberadas embarcam conforme programação”, explica.


O planejamento logístico nessa época é fundamental, evitando risco de atraso, pagamentos e transtornos burocráticos. Uma ação que premedita transtornos é a assessoria aduaneira e de logística e estar alinhado com as regras de exportação e importação.


Sobre a Accrom


Fundada pelas empresárias Cristiane Fais e Andrea Romani, a Accrom Consultoria em logística Internacional surgiu com a missão de oferecer gerenciamento e soluções logísticas integradas e personalizadas em processos de importação ou exportação marítimas, aéreas ou rodoviárias, além de assessoria aduaneira, armazenagem em área alfandegada, transporte rodoviário nacional e internacional para o Mercosul. Além disso, oferece uma completa estrutura para assessoria no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores no exterior.


Mais informações sobre a Accrom podem ser obtidas por meio do site https://www.accrom.com.br, pelo telefone (16) 3877-7428, ou e-mail: comercial@accrom.com.br.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page