top of page

Miss Comex 2023 aborda a atuação feminina no comércio exterior

Atualizado: 5 de abr. de 2023

Evento será no dia 5 de abril, com três convidadas de destaque na área e é uma realização da Accrom e Acirp


O departamento de Comércio Exterior (Comex) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e a Accrom Consultoria em Logística Internacional, com apoio do Núcleo de Comércio Internacional da Acirp e da Target Câmbio, promovem no dia 5 de abril, às 18h30, mais uma edição do Miss Comex. O encontro gratuito é focado na atuação de mulheres no mercado de comércio exterior.


O talk show será na Distrital Norte/Leste da Acirp (avenida Saudade, 834). As convidadas desta edição são Claudia Toniello, diretora de Recursos Humanos do Grupo Viracool; Fernanda Albuquerque, gerente de comércio exterior na SD Inovações Gráficas; e Talita Cury, acionista e conselheira de administração no Grupo Santa Clara.


Criado para incentivar o avanço das mulheres no mercado de trabalho bilateral e como lideranças, o Miss Comex também espelha a tendência de crescimento do público feminino em cargos e à frente de empresas do segmento.

“Nossas convidadas são destaques em suas áreas e vêm para dividir um conhecimento prático de grande valor. Assim, o Miss Comex se propõe a inspirar outras mulheres a seguirem a carreira e a empreenderem na área”, comenta Thayná Rais, assessora da Acirp.


A diretora da Accrom, Cristiane Fais, reforça que o encontro cria oportunidades para o desenvolvimento do mercado internacional na região e incentiva o protagonismo feminino na profissão.


“Necessário e enriquecedor, assim eu defino a oportunidade de ofertar esse evento, fico feliz, realizada e quero estar sempre agregando ao comex da melhor forma, fortalecendo principalmente o cenário feminino”, diz Fais.


Sobre as palestrantes


Cláudia Toniello, diretora de RH do Grupo Viracool, trabalha há 20 anos na área. Integrante do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) Agronegócio de Ribeirão Preto e da diretoria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), falará sobre sua experiência com segmentos trabalhistas e da importância da implantação de gestão humanizada nas empresas.


Fernanda Albuquerque, gerente de comércio exterior da SD Inovações Gráfica, é formada em Relações Internacionais e possui ampla experiência em estruturação, gestão da área comercial e desenvolvimento de negócios com o exterior - são 22 anos de atuação. Vai abordar temas como abertura de mercado, prospecção de fornecedores e desenvolvimento de novos produtos no exterior, bem como a busca por parcerias estratégicas e inovadoras para excelência em relacionamentos e resultados.


Talita Cury, sócia-proprietária e uma das sucessoras da segunda geração do Grupo Santa Clara, é formada em Direito e especializada em Agronegócio. Em 2021, assumiu uma cadeira no Conselho de Administração das empresas e está à frente da estruturação do plano de ESG do grupo (Environment, Social and Governance). Atua ainda no Comitê de Crédito e Cobrança e lidera a pauta de Sucessão Familiar, preparando o conglomerado para o futuro e para as futuras gerações. O grupo Santa Clara é formado atualmente pelas empresas Santa Clara Agrociência, indústria de fertilizantes especiais; Hydromol, indústria voltada para a terceirização de produtos e serviços e CCA Agroindustrial, indústria de biológicos. As empresas formam um dos maiores grupos do segmento de nutrição e proteção vegetal, com exportação para mais de 30 países.


Presença da mulher no Comex


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), a taxa de inserção das mulheres brasileiras no mercado de trabalho está em 51,5%. No comércio exterior, o estudo apontou que 31% das mulheres entrevistadas ocupam cargos de gestão e já para os cargos de analistas, despachantes aduaneiras, consultoras especializadas, importadoras e exportadoras, a participação é de equivalência maior, com 54%.


Serviço:


Miss Comex 2023

Quando: 05 de abril, às 18h30

Onde: Acirp Distrital Norte/Leste (Av. Saudade, 834 – 3º andar - Ribeirão Preto)

Palestrantes: Cláudia Toniello, Fernanda Albuquerque e Talita Cury


Programação

18h30 - Credenciamento

19h - Abertura

Dorival Balbino, Presidente da ACIRP

Sandra Brandani - Vice-Presidente da ACIRP

Cristiane Fais - Sócia Proprietária da Accrom

19h15 - Bate-papo - Talk Show

Convidadas: Cláudia Toniello, Fernanda Albuquerque e Talita Cury.

20h30 - Coquetel

28 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page