Semana 'Lixo Zero' em Ribeirão Preto acontece até o dia 1º de novembro

Evento nacional traz atrações gratuitas e inteiramente virtuais

O nível populacional aumentou muito nas últimas décadas e, conseqüentemente, as formas de consumo também. Uma análise publicada em novembro do ano passado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontou que, em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo. E em 2020, no período de quarentena e isolamento social, é estimado um aumento de 15% a 25% na quantidade de lixo residencial.

A previsão é de que até 2030, somente na América Latina, a produção de lixo chegue a 100 milhões. Com a intenção de mobilizar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática consciente de descarte de resíduos, foi fundado o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização sem fins lucrativos que faz parte do movimento internacional Zero Waste International Alliance.

O conceito Lixo Zero representa o máximo de aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, pensando na redução e até mesmo no fim do direcionamento desses materiais para aterros sanitários e incinerações. Para estimular esse debate em diferentes nichos da sociedade, como populações, cooperativas e setores públicos, é realizado anualmente em todas as cidades que existem embaixadores do ILZB, a Semana Lixo Zero.

O evento fala sobre o conceito, envolvendo as práticas de sensibilização, educação, redução, reuso, reciclagem, compostagem, re-design e arranjos produtivos locais. Mas, o objetivo principal é empoderar e dar visibilidade às boas práticas das cidades que caminham rumo ao Lixo Zero, durante uma agenda de 10 dias.

Neste ano, a Semana do Lixo Zero com o tema "O Lixo Zero Inspira a Minha Cidade - A Hora é Essa", iniciou no dia 23 de outubro e vai até o dia 1º de novembro. Mais de 100 cidades foram cadastradas para participar do evento. Por conta da pandemia, as programações dos municípios estão acontecendo de forma virtual com palestras, painéis, rodas de conversa, apresentações de cases e exibição de filmes.

Pelo segundo ano, Ribeirão Preto está entre as cidades participantes, com o apoio da Kata Ambiental, companhia especializada na gestão de resíduos e logística reversa credenciada ao Instituto Lixo Zero. A equipe de organização será composta pelos integrantes: Mariah Campos, Joyce Rissatto, Cícera Macruz Brito, Guilherme Garcia Gomes, Renato Tatu e Beatriz Buccioli e Frederico Jabur, diretor da Kata Ambiental. Segundo Jabur, “apoiar esse movimento em uma cidade como Ribeirão Preto é muito importante não só pela redução do lixo, mas também para inspirar e ser exemplo a outros municípios que ainda não fazem parte”, diz.

A estrutura da Kata Ambiental está sendo utilizada como ponto exclusivo de recebimento de materiais. Ou seja,durante todos os dias do evento, o ponto receberá todo material que pode ser reciclado ou reutilizado da forma correta e menos agressiva para o meio ambiente. No site www.kataambiental.com.br, a população encontra os serviços, o endereço e a história da empresa.

Para conferir a programação completa da Semana do Lixo Zero em Ribeirão Preto, basta acessar o site www.semanalixozero.com.br/ribeirãopreto ou o Instagram @semanalixozeroribeiraopreto.


6 visualizações

© 2019 por Focco Comunicação

Siga a gente:

  • Focco Facebook
  • Focco Twitter
  • Focco Instagram
  • Focco Linkedin
  • Focco Youtube