Diretoras da Accrom Logística Internacional destacam os benefícios e as tendências desta estratégia no comex
A logística internacional desempenha um papel vital no cenário global de comércio, conectando empresas e consumidores em diferentes partes do mundo. Para enfrentar os desafios complexos e competitivos desse ambiente, organizações de grande e pequeno porte buscam pelo sourcing, uma estratégia de ajuda externa para obter fornecedores e produtos no exterior. Especialistas em mercado internacional destacam a importância do método como uma estratégia-chave para alcançar esses recursos.
De acordo com a sócia-diretora da Accrom Logística Internacional, Cristiane Fais, ao buscar parceiros e fornecedores globais, as empresas brasileiras têm a oportunidade de aproveitar conhecimentos e tecnologias avançadas que podem impulsionar a inovação e melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos. “Dentre os benefícios, o sourcing é uma estratégia eficaz para empresas que buscam otimizar suas operações globais, reduzir custos, mitigar riscos e garantir conformidade com as complexas regulamentações comerciais e aduaneiras”, explica Fais.
O que é sourcing?
O sourcing refere-se à prática de buscar recursos, suprimentos e serviços externos para atender às necessidades de uma organização. As empresas que desejam desenvolver e melhorar seus processos de importação, contratam os serviços de uma organização especializada na área de Comércio Exterior e Compras Internacionais, que vão identificar e desenvolver a melhor estratégia de compra, aumentando a capacidade de encontrar opções mais competitivas em termos de preço, qualidade e disponibilidade.
“Um dos pontos que enfatizamos é a economia gerada, apesar da tecnologia, das facilidades de comunicação que temos com o mundo, ter uma pessoa in loco para encontrar o melhor fornecedor e produto são imprescindíveis para a redução de custos e melhor competitividade de mercado”, comenta Andrea Romani, sócia-diretora da Accrom Logística Internacional.
O serviço permite que empresas acessem recursos e conhecimentos especializados que podem não estar disponíveis internamente. Isso inclui a utilização de tecnologias avançadas, análise de dados, expertise em regulamentações aduaneiras e uma vasta rede de parceiros logísticos em diferentes países.
Romani também explica os benefícios indiretos do sourcing: “Foco no core business, ao delegar as operações logísticas, as empresas podem se concentrar em suas competências centrais e outras atividades estratégicas como o marketing e outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do negócio”, afirma.
Tendências do sourcing
A Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e blockchain, podem ser algumas das tendências a serem aplicadas nas novas operações do método sourcing. “Essas tecnologias permitem uma maior visibilidade e rastreabilidade dos produtos em trânsito, redução de erros e tempos de entrega mais curtos, elas estarão cada vez mais presente no comex”, declara Andrea Romani.
À medida que o mercado global se torna cada vez mais interconectado, o sourcing emerge como uma estratégia imprescindível para empresas brasileiras que buscam fortalecer sua posição competitiva e conquistar novas oportunidades de crescimento.
A sustentabilidade, transparência e a responsabilidade social estão se tornando fatores essenciais na seleção de parceiros logísticos internacionais. “As empresas estão buscando parceiros comprometidos com práticas sustentáveis”, finaliza Romani.
Comments