10 anos: Tio Arthur Natação celebra década de pioneirismo na educação esportiva infantil
- Focco Comunicação

- 29 de mai.
- 4 min de leitura
Início contou com atendimento à domicílio para natação; Hoje, como academia, conta com mais de 900 alunos na unidade

Do surgimento como uma equipe de professores de natação que atendia em domicílio até se tornar uma referência no ensino esportivo infantil, a Academia Tio Arthur manteve a essência de buscar novidades e levar diversão e esporte para bebês, crianças e adolescentes. O negócio desafia padrões, quebra barreiras e traz métodos únicos da marca.
Em agosto de 2015, foi inaugurada a Tio Arthur Natação, especializada em atendimentos domiciliares voltados à educação esportiva infantil. Atendendo exclusivamente em residências, a escola recebia aproximadamente 300 crianças.
“A ideia de criar algo próprio surgiu de maneira despretensiosa. Foi durante um café com um amigo meu. Nesse dia, enquanto conversávamos, ele me deu uma visão do que eu poderia estar fazendo”, afirma Arthur.
Antes de investir em seu próprio negócio, o educador iniciou a carreira como professor de natação e chegou a atuar em diversas academias. Com o tempo, percebeu uma crescente demanda por aulas particulares e passou a oferecer o serviço a domicílio.
Com um time de professores, Arthur realizava múltiplos atendimentos, o que aumentava o alcance da Escola de Natação Tio Arthur. Visando proporcionar um estilo único de ensino, ele levava para as sessões diversos brinquedos, aparelhos que estimulavam o aprendizado e um plano de ensino personalizado para cada aluno.
Crescimento avançado
Em 2019, Arthur Dias Rezende já era conhecido na cidade, com um time de mais de 10 professores e mais de 300 alunos. Buscando sempre deixar sua marca, o empresário se destacava pela autenticidade, energia e ideias que exploravam a fantasia e o lúdico, tudo para agradar as crianças. O “tio”, então, criou um carro personalizado da escola, no qual carregava os acessórios das aulas.
“O que começou como uma brincadeira para alegrar as aulas se tornou parte da experiência que oferecíamos às famílias. Foi um período muito gostoso, em que comecei a perceber o impacto do meu trabalho na região. Eu me conheci não só como professor, mas como empreendedor”, afirma Arthur.
Apesar da popularidade na cidade e do alto número de demandas, Arthur queria mais. Pensando em expandir e inovar, decidiu criar um espaço voltado exclusivamente para o ensino aquático infantil — algo novo no país. Mesmo com dúvidas e inseguranças sobre a continuidade do sucesso do negócio, ele deu vida à Tio Arthur Academia, a primeira academia no Brasil com natação 100% voltada ao público infantil, de meses até 14 anos.
“A academia foi a minha prova de que, mesmo com medo, não podemos desistir dos nossos sonhos e ambições. Sou muito grato a todos que fizeram parte dessa trajetória. Inovar não é fácil, e por isso sinto orgulho do trabalho feito até agora”, comenta.
Academia Tio Arthur
Inaugurada em 2022, a Tio Arthur Academia tinha como objetivo inicial atender pessoas de todas as idades. No entanto, após encontrar um diário com antigas metas, Arthur decidiu que seria um espaço exclusivamente para crianças. Com quase 900 alunos, a Tio Arthur Academia é a primeira no Brasil com natação a ser 100% voltada ao público infantil, de meses até 14 anos, tornando-se pioneira no ramo.
Em um espaço com mais de 1.200 m², a academia conta com duas piscinas tratadas com sistema salinizado, cabines de banho infantis e áreas personalizadas para pais e crianças, além de uma equipe altamente treinada.
Durante os anos de carreira, Arthur Dias desenvolveu o método de ensino Natação com Diversão que consiste em unir educação e diversão, tornando o processo de aprendizado leve e eficaz.
História do fundador
Arthur Dias Rezende iniciou sua trajetória na natação ainda na infância, motivado por um problema respiratório que levou seus pais a incentivarem a prática do esporte. Apesar de praticar outras atividades físicas, a natação sempre foi constante em sua vida. Aos nove anos, começou a treinar profissionalmente e, ao ingressar na faculdade em 2004, sonhava com uma carreira olímpica. No entanto, uma lesão durante os treinos interrompeu seus planos, afastando-o temporariamente do esporte de alto rendimento. “Na época, a meta que coloquei junto com meu treinador era tentar uma vaga para o Revezamento do Brasil no Pan, estava treinando forte”.
Durante o último ano da faculdade, em 2008, Arthur teve a oportunidade de estagiar em uma academia, onde teve seu primeiro contato com o ensino infantil. Rapidamente, foi convidado a assumir turmas de bebês, mesmo sem experiência, e decidiu abraçar a nova carreira. Apesar das dificuldades iniciais — como a vergonha por ser o único homem ensinando crianças em um ambiente predominantemente feminino —, ele desenvolveu habilidades pedagógicas e conquistou alunos e seus responsáveis. Em seis anos, passou a ministrar aulas para 220 crianças.
Sua experiência o levou, em 2013, a assumir a gestão da área aquática de uma academia, onde pôde implementar novos projetos. Pouco tempo depois, decidiu empreender e fundou, em 2015, a Tio Arthur Natação, uma escola com atendimento domiciliar que chegou a ter 300 alunos. Esse sucesso foi o impulso para a criação da Tio Arthur Academia, que abriu suas portas em janeiro de 2020, consolidando a transformação de Arthur de atleta promissor a educador e empreendedor de sucesso.





Comentários