top of page

ABAcare trará informações sobre o autismo para a 21ª edição da Feira Internacional do Livro

O Transtorno do Espectro Autista será um dos assuntos abordados na 21ª edição da Feira Internacional do Livro, evento literário que acontece de 20 a 28 de agosto, com inúmeras atividades oferecidas gratuitamente à população. No dia 23 de agosto, das 10h às 13h, a professora doutora Giovana Escobal e a mestre Dafne Fidelis, por meio da ABAcare, estarão no Estande Diversidade, espaço destinado a instituições sociais inclusivas de Ribeirão Preto, para fornecer informações sobre o autismo. Já no dia 25 de agosto, das 19h às 20h, as especialistas e o Prof. Dr. Celso Goyos, coordenador do Instituto Lahmiei e docente associado da UFSCAR, promovem uma palestra e roda de conversa sobre autismo, no Centro Cultural Palace.

“Embora os estudos do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), apontem a existência de mais de 70 milhões de autistas ao redor do mundo, sendo 2 milhões no Brasil, o autismo ainda é relativamente desconhecido”, comentam as diretoras da ABAcare. O objetivo das ações é fomentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo visibilidade para essa condição ainda desconhecida por muitos.

“O diagnóstico precoce assegura grandes ganhos em qualidade de vida para o indivíduo com autismo. Poder trazer este tema para a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil, é um passo para desmistificar o assunto e levar orientação especializada para a população”, concluem a professora doutora Giovana Escobal e a mestre Dafne Fidelis.

Sobre o Instituto Abacare

O Instituto Abacare, tem como diretoras a Profa. Dra. Giovana Escobal e a Psicóloga Dafne Fidelis, com sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento. No instituto, são realizadas intervenções comportamentais, ensino, estágios, pesquisas, consultorias e capacitações, visando atender serviços em nível Municipal, Estadual e Federal. Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canada em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre acompanhamentos, cursos e consultorias podem ser encontradas por meio do site http://www.abacare.com.br/, ou através do Facebook e Instagram @institutoabacare.

Sobre a Feira Internacional do Livro

A feira consagrou-se um dos maiores eventos culturais do país: com 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas últimas edições presenciais recebeu, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

Estande Diversidade

Sucesso em 2019, última edição presencial da feira antes da pandemia, o Estande Diversidade está de volta nesta 21ª FIL. O espaço é destinado a instituições sociais inclusivas de Ribeirão Preto, que apresentarão seus trabalhos por meio de atividades que integram a agenda oficial do evento. “Esse estande terá contação de histórias (inclusive com interpretação em Libras), apresentação de dança, canto, artesanato, palestras sobre autismo, capacistimo, inclusão e diversidade. Tudo apresentado por alunos, associados e pessoas ligadas a cada entidade participante”, explica Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Serviço

Informações sobre autismo | Instituto Abacare Data: 23 de agosto, das 10h às 13h Local: ESTANDE DIVERSIDADE (Praça XV de Novembro) Palestra e Roda de Conversa sobre Autismo Data: 25 de agosto, das 19h às 20h Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)


15 visualizações0 comentário
bottom of page