top of page
Foto do escritorFocco Comunicação

Big Brother Brasil e a atuação da assessoria de imprensa na comunicação e construção da imagem

Quando se fala em reality o Big Brother Brasil é um fenômeno de audiência. Além dos participantes que se inscrevem para participar do BBB, os chamados de “anônimos” ou “Grupo Pipoca”, desde a edição de 2020, o programa passou a convidar figuras públicas (intituladas como “Grupo Camarote”) para concorrer ao prêmio de R$ 1,5 milhão.

A iniciativa trouxe ainda mais visibilidade para a atração, já que as personalidades que já possuem carreiras consolidadas, atraem a legião de fãs para acompanhar o dia a dia no confinamento. No entanto, ao serem filmados durante 24 horas, suas atitudes e posicionamentos são constantemente colocados à prova, podendo resultar em consequências positivas e negativas.


Por envolverem um maior nível de exposição e contato direto com aqueles que os acompanham, especialmente os participantes do “Grupo Camarote”, contam com o auxílio de uma assessoria de imprensa para conduzir diversas situações, seja envolvendo o processo de construção de um relacionamento benéfico com o público, ou ao ter que lidar com possíveis crises que podem surgir ao longo do caminho.

Quando o participante adota um comportamento positivo, a assessoria procura enaltecer essa atitude, a fim de evidenciá-la e de incluí-la nesse contínuo processo de construção da imagem do jogador. Já quando comete uma ação que seja vista como negativa ou desaprovada pelo público, os assessores vão buscar alternativas para enfrentar a situação, a partir principalmente da elaboração de um diálogo nas redes sociais. Você já deve ter visto por exemplo, uma nota oficial ou de retratação, dizendo que o participante, ao sair da casa, irá reavaliar a sua conduta dentro do BBB. Esse “gerenciamento de crise”, é papel da assessoria de imprensa.


O Big Brother Brasil, é uma excelente maneira de entender a importância e como a assessoria de imprensa funciona, entretanto, vale ressaltar que o serviço não se destina somente no universo das figuras públicas, mas também no ambiente empresarial, onde atua, por meio do contato direto com a mídia, na construção do diálogo de empresas consolidadas com os seus potenciais clientes, trabalhando com estratégias para aumentar o alcance e o reconhecimento da empresa, conquistar autoridade e credibilidade, divulgar a marca ou produto de forma espontânea. A assessoria de imprensa também está preparada para gerenciar crises, caso aconteça algum deslize que possa vir a prejudicar a imagem da empresa e a sua relação com o público.


Por isso, o papel da assessoria de imprensa vai muito além da simples divulgação e promoção do seu assessorado, uma vez que ela atua como porta-voz dessa pessoa física ou jurídica, ajudando-a a lidar com circunstâncias adversas, sendo estas positivas ou negativas (afinal, todos cometem erros e acertos ao longo de suas trajetórias), a fim de mediar e tornar cada vez melhor a comunicação com o público.


Josy Silva | Assessora de Imprensa e Assistente de Conteúdo na Focco Comunicação

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page